Lula recebe presidentes sul-americanos para reunião no Itamaraty nesta 3ª

0
“A América do Sul precisa trabalhar como bloco. Nenhum país cresce sozinho”, frisou Lula | Ricardo Stuckert/Presidência da República

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta 3ª feira (30.mai)10 presidentes de países da América do Sul e um representante do governo do Peru para uma reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). O encontro foi organizado pelo próprio petista, que busca retomar a cooperação entre as nações do continente.

 

Vão participar da reunião os presidentes Alberto Fernández, da ArgentinaLuís Arce, da BolíviaGabriel Boric, do ChileGustavo Petro, da ColômbiaGuillermo Lasso, do EquadorIrfaan Ali, da GuianaMário Abdo Benítez, do ParaguaiChan Santokhi, do SurinameLuís Lacalle Pou, do Uruguai, e Nicolás Maduro, da Venezuela. A presidente do PeruDina Boluarte, será representada pelo líder do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.

O evento terá duas sessões: Pela manhã, os convidados serão recebidos por Lula e proferirão discursos de abertura. De tarde, acontecerá uma conversa mais informal, em que cada presidente será acompanhado pelo respectivo chanceler e apenas um ou dois assessores. Já à noite, todos participarão de um jantar no Palácio da Alvorada.

A ideia é retomar o diálogo e a cooperação com países sul-americanos e identificar denominadores comuns. Segundo o governo federal, entre as principais pautas que serão discutidas entre os líderes estão questões comuns nas áreas de saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.

 

“A América do Sul precisa trabalhar como bloco. Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos na construção de parcerias pelo desenvolvimento econômico da região, fortalecimento de laços culturais e na defesa da democracia”, disse Lula. “Estamos há 500 anos sempre lidando com a pobreza. Se estivermos juntos, somos 450 milhões de pessoas. Como bloco, podemos negociar com muito mais força”, completou.