Mãe e filho são resgatados por militares em alagamento na rotatória da Euler

0
Duas pessoas foram resgatadas de dentro de um veículo levado pela força da água do Córrego Segredo, que transbordou e alagou a rotatória das Avenidas Ernesto Geisel e Euler de Azevedo, nesta terça-feira (26). Mãe e filho ficaram presos dentro de um Hyundai HB20, que por pouco não caiu dentro do córrego. O resgate foi feito por policiais militares, com auxílio de uma corda.
“A região alagou muito rápido e o carro dela começou a descer, só parou porque o pneu encostou no meio-fio e ficou preso”, revelou o sargento da PM Rodson Cleiger Diana da Cruz, que participou do resgate ao lado do também sargento Rodnei.
Segundo ele, a força da água impressionou quem esteve no local e o risco do veículo cair no córrego era a maior preocupação da equipe. “Sargento Ronei conseguiu uma corda em uma loja de materiais de construção e através do equipamento conseguimos fazer o resgate”.
Com a corda amarrada na cintura, os dois policiais foram até o veículo, tendo outros três militares, com auxilio de outros voluntários, ficado segurando a outra ponta do equipamento. O menino, de aproximadamente 5 anos, foi o primeiro a ser retirado do carro. Colocado nos ombros do sargento, o menino foi levado para um local seguro.
Em seguida, os militares retornaram até o veículo, de onde retiraram a mulher. “Eu não sei como o carro não foi levado tamanha a força da água. Estava complicado até para ficar em pé”, destaca Rodson. “Eu nunca tinha visto isso. Foi impressionante e cheguei a entrar em desespero, mas a vontade de ajudar foi maior”, complementa o policial do 1º Batalhão da PM, que atua na área desde 2006.
Mais cedo, no mesmo trecho, uma mulher precisou subir no próprio carro para não ser levada pela água. Á água chegou a ficar na altura da cintura de pedestres que se arriscaram a passar pelo local. O Corpo de Bombeiro também foi acionado para atender a ocorrência. 
Outros casos – Pelo menos outros dois resgates foram realizados após ruas e avenidas serem alagadas. Em um dos locais, no cruzamento da Avenida Ricardo Brandão e a Rua da Paz, uma corrente humana foi formada para auxiliar uma pessoa que estava dentro de um veículo parado no meio da água.
Uma mulher também foi resgatada de dentro do carro, na esquina da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rua Joaquim Murtinho. O empresário Eric Diacopulos, de 39 anos, viu quando a mulher ficou presa no carro no momento que a chuva ficou mais forte. “Ela tentou deixar o carro na rua lateral, mas começou a subir muito rápido”.
 CAMPO GRANDE

Com a chuva que atinge Campo Grande na manhã terça-feira (26) há pelo menos três horas, ruas e avenidas já ficaram completamente alagadas. As chuvas registraram 60,8 mm até as 12 horas, de acordo com informações do meteorologista Natalio Abrahao Filho, da Estação Meteorológica Uniderp.

Nas imagens, a pista da avenida Ministro João Arinos está alagada nos dois sentidos e alguns carros arriscam passar em meio a água, mas transitam com dificuldade. Na Fernando Corrêa da Costa, a pista também começa a alagar. Em frente ao Hemosul, no cruzamento da avenida Fernando Corrêa da Costa com a rua Padre João Crippa, imagens mostram que o córrego Prosa já está transbordando.

No cruzamento da avenida Ricardo Brandão com a praça Itanhangá, a água também causa transtornos aos motoristas. “Não tem como transitar, o que chama atenção é a força da água, desce galhos, sujeira, folha. Dois carros estão aqui, mas a água ainda não entrou. Na rua Rio Grande do Sul, as pessoas não conseguem transitar para o outro lado porque a força da água é muito forte”, diz o motorista, que fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook.

Já na rua Professor Luis Alexandre de Oliveira, que também é conhecida como Via Park, em frente ao Parque das Nações Indígenas, as imagens mostram a água saindo do parque. A pista também foi invadida pela água e dificulta a passagem de motoristas.