MS registra mais 24 mortes e 1,1 mil novos casos de coronavírus

0

Mato Grosso do Sul registrou mais 24 mortes em decorrência do coronavírus, segundo dados apresentados na manhã deste sábado (20/3) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, o Estado chega a 3.799 vítimas da doença desde o inicio da pandemia.

De acordo com o novo boletim epidemiológico, são 1.108 novos testes positivos para a Covid nas últimas 24h, totalizando 201.125 pessoas infectadas desde março do ano passado, quando o primeiro caso foi confirmado.

Do total contagiado, 185.089 pacientes estão curados e 11.199 cumprem isolamento domiciliar.

Já o número de hospitalizados chega a 1.038, com 442 deles em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva). Desses, 325 utilizam leitos SUS (Sistema Único de Saúde).

As cidades com maior número de casos são Campo Grande (80.974), Dourados (22.584) e Três Lagoas (7.957).

A capital também lidera em relação ao número de óbitos pela doença, com 1.665 pessoas, seguida por Dourados (300) e Corumbá (286)

Rio Brilhante anuncia compra de vacina contra covid, 1ª em MS


Lucas Foroni (MDB), prefeito de Rio Brilhante. (Foto: Reprodução/Facebook)

Rio Brilhante é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a adquirir 20 mil doses da vacina russa Sputnik V, um dos imunizantes mais eficazes contra a covid-19. O contrato de compra da vacina foi negociado pela prefeitura da cidade, junto ao fundo nacional de investimento russo ao longo da semana e será assinado até terça-feira (23).

Segundo anunciado, as doses custam R$ 1,2 milhão, que será pago em recursos próprios do município. A previsão é de que a entrega ao Brasil seja feita em até 30 dias. Como a prioridade de compra de vacinas contra a covid-19 é do Governo Federal, existe a possibilidade de que doses sejam absorvidas pelo Ministério da Saúde e realocadas para outras regiões.

“Mas acreditamos muito que essa questão não aconteça e, consequentemente, há uma probabilidade maior dessas 20 mil doses virem para a nossa cidade”, comentou o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni (MDB) através de live no Facebook, na noite deste sábado (20).

Caso o Ministério da Saúde autorize a aplicação do imunizante apenas entre os moradores de Rio Brilhante, Foroni assegurou que o município tem logística preparada para o transporte e armazenamento da vacina.

“Assim como tivemos autonomia para fazer a compra dessas vacinas, devemos respeitar todas as leis e hierarquias estaduais e federais. A gente pensa em Rio Brilhante, mas independente da vacina não chegar teremos a plena convicção de que saímos na frente, pelos menos provocando uma absorção dessas vacinas no Plano Nacional de Imunização”, comentou. Com 25 anos, Lucas Foroni é o prefeito mais jovem de Mato Grosso do Sul.

A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou e tem 91,7% de eficácia contra a covid-19, ficando atrás apenas das vacinas Pfizer/BioNTech (95%) e Moderna (94,5%). No entanto, a Sputnik V ainda não tem aprovação para ser usada no Brasil.

O pedido para uso emergencial da vacina está paralisado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há dois meses, mas o processo de aprovação deve ser acelerado diante da alta procura dos estados. Só o Consórcio do Nordeste, grupo formado pelos estados da região, já adquiriu 37 milhões de doses da vacina.