Onça adotada por Richarlison é vista passeando em fazenda de MS

0

A onça-pintada Acerola, adotada pelo jogador Richarlison, voltou a ficar em evidência nas últimas semanas. O animal é um macho de dois anos de idade e vive na fazenda Caiman, em Miranda.

Em dezembro do ano passado, o guia de campo Fagner Almeida, de 22 anos, encontrou a onça passeando pelo local, durante safari, e gravou a cena a menos de 3 metros de distância. Agora, o vídeo está circulando novamente nas redes sociais, até com versões de que o animal foi visto em outros estados e até fora do Brasil.

“Ele é visto com frequência pela equipe da Caiman e pela equipe do Onçafari. Os turistas pedem muito para ver o Acerola, aí os carros de safari saem à procura. Quando visto sempre a gente comunica pelo rádio, aí todos os turistas hospedados na Caiman têm a chance de ver o Acerola”, explica. “Estão usando o vídeo feito por mim e passando fake news e aterrorizando as pessoas em outras cidades de outro estados e até fora do Brasil”, completa.

O Acerola tem uma cicatriz na sobrancelha, o que facilita a identificação dele. “As onças tem um padrão único de rosetas (pintas), como se fossem impressões digitais. O Onçafari tem fotos de todas as onças que vivem na Caiman, a cada onça avistada pelos carros de safari a gente tira uma foto e manda para o Onçafari identificar por meio das rosetas ou alguma cicatriz. O Acerola tem uma cicatriz em cima da sobrancelha esquerda, o que facilita a identificação ali na hora do avistamento”, conta.

O Acerola é neto da Esperança, uma das primeiras onças habituadas e monitoradas pela equipe, desde 2011. O Onçafari é uma ONG que tem sede na Caiman e atua há mais de 10 anos na conservação da espécie e no entorno dos biomas onde ele vive.

Assim como sua avó, ele é bem acostumado com a presença dos veículos de safari e fica descansando ou caminhando tranquilamente durante os avistamentos. Ele também é muito namorador e já foi visto com a Aracy.

O Onçafari destaca que os animais vivem em vida livre, no seu habitat natural, e não são domesticados.

Adoção – Meses antes de ir à Copa do Mundo 2022, o jogador da Seleção Brasileira, Richarlison de Andrade, adotou o Acerola. Na época, ele estava divulgando a camiseta da Seleção para a Copa.

A adoção não significa posse, mas a contribuição com a ONG. Richarlison terá notícias exclusivas sobre o desenvolvimento do animal, assim como acesso às fotos e vídeos regularmente até junho de 2023, período em que o atleta fez a adoção.

Qualquer pessoa pode apadrinhar um animal protegido pelo Onçafari. O valor para adotar uma onça é de R$ 30 mil.