Palmeiras fica no empate com o Grêmio e perde chance de encostar na liderança

0

Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, o Palmeiras e Grêmio fizeram duelo equilibrado em Porto Alegre e ficaram no empate em 1 a 1. O Verdão saiu na frente com um golaço de Raphael Veiga, enquanto o Tricolor Gaúcho foi buscar o empate já nos acréscimos com Ferreira.

O empate teve gosto amargo para as duas equipes. O Palmeiras perde a chance de subir para o G4 da competição. A equipe chega a 18 pontos e agora é o quinto colocado. O Grêmio também desperdiçou a oportunidade de dar salto importante na tabela e de voltar a vencer, e agora aparece na 11ª colocação, com 13.

As duas equipes viram a chavinha e voltam as suas atenções para a disputa da Copa Libertadores. Pelo Grupo B, o Verdão visita o Guarani, no Paraguai, na quarta-feira, às 21h30. No mesmo dia e horário, o Tricolor Gaúcho tem clássico contra o Internacional pelo Grupo E.

O jogo

O começo do primeiro tempo foi de muito estudo pelas duas equipes e demorou exatos 15 minutos para um dos goleiros trabalhar. Lucas Silva cobrou com força a falta frontal de média distância e Weverton voou no cantinho para fazer boa defesa.

A partir de então, o Grêmio tinha mais posse de bola, mas o Palmeiras controlava bem o adversário defensivamente, cedendo poucos espaços. O Tricolor Gaúcho chegou apenas mais uma vez com perigo, quando Victor Ferraz cruzou na segunda trave e Alisson finalizou para outra defesa importante de Weverton, já aos 38.

Com as duas defesas bem postadas, as equipes desceram para o vestiário com o 0 a 0 no placar. Na volta para o segundo tempo, o Palmeiras parecia se soltar mais ao ataque, mas continuava com dificuldade no último terço e nas finalizações. Aos 20 minutos, Luxa mexeu na equipe para reforçar o sistema ofensivo e deu certo.

O Verdão passou a ter mais volume de jogo com as entradas de Wesley e Luiz Adriano no comando de ataque, e conseguiu abrir o placar aos 26, em bela jogada. Matías Viña subiu pelo lado esquerdo e cruzou para Raphael Veiga completar sozinho e de primeira no meio da área.

Com o placar favorável ao Palmeiras, o Grêmio voltou a ter mais posse de bola, mas o Verdão mostrou uma postura firme na defesa, impedindo chegadas perigosas da equipe gaúcha. Tudo parecia caminhar para a vitória palmeirense, até que, em cobrança de escanteio, já aos 46, Ferreira apareceu sozinho e desviou de cabeça para igualar a partida.

Com golaço de Felipe, Fortaleza vence o líder Internacional no Castelão


Foto: Divulgação

O Fortaleza conquistou uma vitória importantíssima na noite deste sábado. Recebendo o líder Internacional na Arena Castelão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time comandado pelo técnico Rogério Ceni foi eficiente para aproveitar uma das poucas oportunidades que teve na partida para garantir o triunfo por 1 a 0, graças ao golaço de Felipe.

Com o resultado, o Fortaleza chegou a três jogos sem derrota e subiu para a oitava colocação na tabela, ultrapassando o rival Ceará, que foi goleado por 4 a 2 pelo Red Bull Bragantino. Com o complemento da rodada, o Leão pode acabar descendo algumas posições.

O Internacional, por sua vez, perdeu uma boa chance de se manter na liderança por mais uma rodada. Com o tropeço, Atlético-MG, Vasco, Flamengo e Palmeiras podem assumir a ponta dependendo da combinação de resultados.

O jogo – O confronto entre Fortaleza e Internacional começou morno. A primeira boa oportunidade de gol surgiu apenas aos 18 minutos, quando Felipe recebeu na intermediária e decidiu arriscar de longe, tirando tinta da trave de Marcelo Lomba. O Colorado, por sua vez, respondeu cinco minutos depois com Leandro Fernández, que foi acionado por Edenilson e bateu firme, balançando as redes pelo lado de fora.

Logo no primeiro tempo, as duas equipes tiveram de fazer substituições. Por causa de dores, Quintero, do Fortaleza, deu lugar a Jackson, enquanto Patrick, que sentiu a coxa direita, foi substituído por Nonato no Inter.

E foi o Colorado que quase abriu o placar depois dessas substituições. Aos 31 minutos, Leandro Fernández deu um chega pra lá em Jackson, roubou a bola, invadiu a área e cruzou para o meio de pequena área, mas Léo Ferreira não alcançou a bola. Grande chance dos visitantes.

Mas eram poucos os momentos emocionantes na partida. Com poucas chances de gol para ambos os lados, o jogo, no primeiro tempo, se caracterizou muito mais pelos combates entre as intermediárias do que por boas jogadas.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Eduardo Coudet apostou em D’Alessandro, que entrou no lugar de Johnny. E foi justamente dos pés do argentino que saiu a primeira grande oportunidade da etapa complementar. Aos 15, o ídolo colorado tocou na medida para Leandro Fernández, que, dentro da área, acabou batendo para fora.

Como quem não faz, toma, o Inter foi castigado pouco depois, aos 20 minutos. Após cobrança de lateral para dentro da área, a defesa do Inter rebateu a bola, que sobrou para Felipe soltar uma bomba, de primeira, da entrada da área, e fazer um golaço, abrindo o placar para o Fortaleza.

Nos minutos finais, os donos da casa ainda chegaram a ampliar com Tiago Orobó, que completou de carrinho o passe de cabeça de Carlinhos após bola alçada na área, no entanto, o auxiliar marcou impedimento, confirmado pelo VAR. Daí em diante o Internacional se jogou no ataque, mas o Fortaleza estava bem posicionado e não dava espaços para o rival, que, mesmo com nove minutos de acréscimo, acabou tendo de se conformar com o tropeço fora de casa.

tlético-MG vira sobre o Atlético-GO e assume a liderança do Brasileirão


Foto: Carlos Costa / Futura Press

Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO e Atlético-MG fizeram uma partida alucinante em Goiânia. O Dragão foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar com um golaço de Oliveira, mas o Galo se recuperou na segunda etapa, conseguiu a virada, triunfou por 4 a 3 e assumiu a liderança do Brasileirão.

Para conquistar a vitória, o time do técnico Jorge Sampaoli contou com uma grande atuação de Keno nos 45 minutos finais. O atacante marcou três gols, acertou uma bola no travessão e infernizou a defesa adversária. A entrada de Nathan no intervalo também ajudou o Alvinegro a subir de produção.

Com o resultado, o Atlético-MG chegou aos 21 pontos e agora está um ponto na frente do vice-líder Internacional, que possui um jogo a mais. O Atlético-GO, por outro lado, viu a sequência invicta de quatro jogos no Brasileirão acabar e caiu para a 12ª colocação, com 12 pontos conquistados após 10 jogos.

O jogo – O duelo atleticano foi movimentado desde o início, e a primeira grande chance foi da equipe da casa, aos 10 minutos de partida. Gustavo Ferrareis, livre no meio-campo, recebeu um grande lançamento, avançou e ficou cara a cara com Everson. O goleiro do Galo, no entanto, fechou o ângulo e fez uma grande defesa no chute do meia-atacante.

Dois minutos depois, o time mineiro respondeu. Keno fez uma grande jogada pela esquerda e cruzou forte para Alan Franco, que finalizou de primeira na pequena área, mas o goleiro Jean fez uma linda defesa com a perna direita e salvou o Rubro-Negro.

O Atlético-GO abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. Após uma tentativa de cabeça de Renato Kayzer, a defesa do Atlético-MG afastou mal e a sobra ficou com Oliveira. De muito longe, o volante dominou e finalizou forte de perna esquerda, acertando o ângulo de Everson e anotando um golaço.

Com o revés, o Galo se lançou ao ataque e conseguiu balançar as redes do Dragão aos 30 minutos, com Savarino. Arana encontrou Keno dentro da área e o atacante tocou para o venezuelano completar para o gol. Acontece que o camisa 70 estava em posição irregular e o tento foi anulado com o auxílio do VAR.

Aos 37 minutos, o lateral-esquerdo Nicolas ganhou a disputa com Alan Franco e chutou forte, exigindo mais uma boa defesa de Everson.

A última oportunidade da primeira etapa foi do Atlético-MG. Já nos acréscimos, o time de Sampaoli fez uma boa troca de passes que resultou em um grande toque de Arana para Keno, que estava livre dentro da área. Cara a cara com Jean, o atacante finalizou para fora, tirando tinta da trave.

No segundo tempo, o técnico Sampaoli promoveu as entradas de Igor Rabello e Nathan no lugar de Guga e Allan. As mudanças surtiram efeito logo aos 5 minutos, quando Nathan disputou a bola dentro da área e sofreu pênalti. Keno foi o encarregado para a cobrança e finalizou forte no canto direito para empatar o duelo.

Aos 9 minutos, no entanto, o Atlético-GO voltou a estar em vantagem no placar. Gustavo Ferrareis tabelou com Janderson e recebeu um grande passe de frente para o gol. O meia-atacante dominou, tocou na saída do Everson e viu a bola ir no canto da meta adversária.

O Galo buscou o empate mais uma vez aos 14 minutos. Savarino recebeu pela direita, passou por um marcador e cruzou na pequena área para Nathan, que completou de primeira para a rede. O camisa 23 se tornou o artilheiro do Alvinegro na temporada, com 5 gols.

Em ritmo alucinante, o Atlético-MG conseguiu a virada antes da metade da segunda etapa. Aos 19 minutos, Keno aproveitou o recuo errado, avançou em velocidade, invadiu a área e bateu de esquerda para superar o goleiro Jean e colocar o Galo na frente pela primeira vez no jogo.

Para coroar a grande atuação, Keno foi o autor do último gol do Alvinegro, o seu terceiro na partida. Aos 31 minutos, o atacante acertou o travessão em chute de fora da área e, no lance seguinte, recebeu um grande cruzamento de Mariano e cabeceou para dar números finais ao jogo.

O time mineiro ainda quase marcou o quinto. Nathan arriscou do meio-campo aos 34 minutos e quase encobriu Jean, mas o goleiro do Atlético-GO se esticou, mandou para escanteio e impediu uma goleada visitante. No último minuto, o Dragão diminuiu com Gilvan, após cobrança de escanteio.