Polícia Federal cumpre mandados em área de conflito em Dourados

0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (6/10) a Operação Py’aguapy, dando cumprimento a um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Dourados.

As ações ocorrem em Dourados e Nova Olímpia (MT) e conta com a participação de 60 policiais federais.

Segundo nota oficial divulgada nesta manhã, as investigações começaram após conflito agrário entre indígenas e sitiantes.

Os indícios apontam utilização de armas de fogo e armas de fabricação artesanal, como flechas, armas brancas e até “coquetel molotov”.

Do conflito, ao menos dois indígenas foram hospitalizados com lesões decorrentes de disparos de arma de fogo. Os investigados, na medida de sua participação, poderão responder por tentativa de homicídio e lesão corporal.

A operação recebeu o nome “PY’AGUAPY”, que significa paz ou pacificação em Guarani.

Confronto na Perimetral

Nesta sexta-feira (6/10), indígenas que ocupam área de retomada próximo a Perimetral Norte, em Dourados, entraram em confronto e expulsaram equipes da PF (Polícia Federal) que iniciavam operação no local.

Há relatos de ataque por parte dos indígenas utilizando pedras e rojões atirados contra os agentes, que responderam com tiros de efeito moral.

Questionada no final da manhã desta sexta-feira (6/10) se houve feridos ou danos ao patrimônio público com ataque a viaturas, a Polícia Federal disse ao Dourados News, via assessoria de imprensa, que não tem informações sobre o assunto.