POLICIA Integrante do PCC que fugiu da cadeia em 2018 é morto em confronto

0

Reinaldo de Araújo, um dos chefes do PPC (Primeiro Comando da Capital), foi morto a tiros durante confronto com a polícia em Villa Ygatim, departamento de Canindeyú, no Paraguai – a região fica a 90 km de Paranhos, cidade sul-mato-grossense. As informações foram divulgadas pelo site ABC Color nesta terça-feira (dia 5).

Com Thiago Ximenes, o “Matrix”, Reinaldo fugiu do quartel da Agrupación Especializada, grupo de elite da Polícia Nacional, em dezembro de 2018. O site não detalhou como foi o confronto que culminou com a morte de um dos líderes do PCC e, neste momento, policiais do Fope (Fuerzas de Operaciones Policiales Especiales) procuram por Thiago, que segue foragido.

Na ocasião da fuga, a imprensa paraguaia noticiou que os dois saíram “pela porta da frente” e que existia forte indício de facilitação. Segundo o site ABC Color, em notícia de hoje, o Ministério Público apontou os agentes Milciades Nazario Ramírez Aguilar, Marcos Antonio Giménez e a advogada Lilian Rocío Calonga Ovelar por participar da fuga dos criminosos.

Condenado a 20 anos de prisão em território paraguaio, Matrix foi preso em Ciudad del Este em 2014, por participar do assalto a um carro-forte. Ele já havia fugido de outro presídio daquele país junto com outros 12 bandidos.

Reinaldo de Araújo, com 25 anos de reclusão a cumprir, foi condenado pelo assassinato de sua companheira quando era peão de uma fazenda. O irmão dele Luciano Aparecido de Araújo de Souza também foi condenado pelo crime. Meses atrás, Reinaldo esfaqueou um policial que vistoriava sua cela, no quartel de onde fugiu.

DOF desarticula quadrilha e liberta reféns em cárcere privado

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) recuperaram na madrugada desta terça-feira, por volta das 4h05, na rodovia MS-156, uma camionete Toyota Hilux de cor branca e placas de Eldorado (MS) roubada horas antes na referida cidade.

A apreensão ocorreu durante uma abordagem do bloqueio policial para fiscalização na região de Paranhos (MS). Condutor e passageiro eram adolescentes, ambos com 16 anos de idade, e seguiam para entregar o veículo na cidade de Ponta Porã (MS). Os policiais foram informados por eles de que a vítima encontrava-se em sua residência sob a vigilância de mais dois integrantes da quadrilha.

Outra equipe do DOF foi acionada e deslocou até o endereço da vítima encontrando-a, juntamente com sua genitora. Disseram aos policiais que foram constantemente ameaçados de morte, caso contassem à polícia sobre a situação do roubo. Contaram ainda que, por volta das 2h da madrugada, quatro homens encapuzados arrombaram a residência e levaram a camionete. As vítimas foram amarradas e agredidas, conforme atesta o exame de corpo de delito do hospital de Eldorado (MS).

Uma equipe do DOF deslocou até o endereço de outro adolescente e localizou dinheiro e aparelho de telefone celular, reconhecido pela vítima como de sua propriedade. Em seguida, os policiais deslocaram até o endereço de um homem que, segundo os adolescentes apreendidos, foi o responsável em planejar o roubo oferecendo, inclusive, “boa quantia em dinheiro”. Na residência, os policiais localizaram o simulacro (arma de ar comprimido) utilizada no crime, além de um relógio de pulso e uma corrente de pescoço.

O último integrante do grupo foi localizado, um adolescente de 17 anos de idade. A vítima disse que a todo momento era agredida tanto psicológica quanto fisicamente enquanto permaneceu com os criminosos. Os quatro adolescentes apreendidos e devidamente identificados reafirmaram que, o homem de 18 anos de idade preso, foi o responsável pelo planejamento do roubo.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia de Polícia Civil de Eldorado (MS) para os procedimentos legais.