Polo de Amambai já alcança 42% do score de vacinação nas comunidades indígenas

0

A Casa da Saúde Indígena (CASAI) informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que 42% das comunidades indígenas atendidas pelo polo de Amambai já foram vacinadas até esta segunda-feira, 1º de fevereiro.

Segundo as informações do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), já foram vacinados em Amambai 2462 indígenas, que estão sendo atendidos não só nos postos de saúde das aldeias, mas também através de busca ativa realizada pela CASAI.

Ainda de acordo com o DSEI, o polo de Amambai atende também as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia, com um total de 8093 pessoas para serem imunizadas. Até a segunda-feira, 3403 delas já haviam recebido a vacina.

Amanhã, quinta-feira, 4 de janeiro, haverá nova atualização que poderá ser acompanhada pelo Facebook da Prefeitura de Amambai através do Vacinômetro.

Profissionais do SUS em Amambai já foram vacinados, começa agora a vacinação para idosos com mais de 80 anos

A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa a população que todos os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) já foram vacinados contra o coronavírus, além de profissionais do corpo clínico do Exército, do Hospital Divina Providência e a equipe da Casa de Saúde Indígena (CASAI).

Segundo a secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, foram recebidas mais 150 doses de vacina, dessas 150, 80% serão destinadas para idosos e os outros 20% para profissionais da saúde. “Agora serão atendidos os profissionais da linha privada, entre eles dentistas, farmacêuticos, bioquímicos, assistentes sociais e fisioterapeutas”, informou ela.

No total, foram vacinados 359 trabalhadores da área de saúde, incluindo os que atuam na linha de frente, administrativo, motoristas, agentes de saúde, entre outros. Também foram vacinados os 10 trabalhadores e os 30 idosos que atuam e residem no Lar do Idoso.

Ainda de acordo com Dirlene, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, os profissionais da rede privada precisam estar registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Já os idosos atendidos serão primeiramente os maiores de 80 anos, em situação de vulnerabilidade, como aqueles que estão acamados ou possuem comorbidades.

“Conforme chegarem mais vacinas, algo que está previsto para acontecer em breve, todo o público idoso será imunizado”, explicou a Secretária.

Ainda na área da saúde, terão de ser vacinados outros profissionais que estão em férias, isolamento ou afastamento médico.