Primeiro feriado prolongado de abril será com friozinho de até 11°C em MS

0

Feriado prolongado é quase sempre um sinônimo de viagens e possivelmente um churrasquinho com piscina e muita festa.

No entanto, esse cenário maravilhoso para os sul-mato-grossenses deve ficar para o segundo feriado do mês de abril, pois na próxima semana, a atuação de uma frente fria deve despencar as temperaturas mínimas para 11°C no estado.

O primeiro feriado deve ter pelo menos quatro dias de descanso para os trabalhadores, mas conforme o sistema de meteorologia ‘Meteored’, a expectativa é que a mudança climática no estado comece a partir da próxima quarta-feira, dia 13, com a previsão de bastante chuva para o estado, incluindo Campo Grande.

Por vir acompanhada das chuvas, a frente fria deve começar a atuar primeiramente nas cidades da região sul do estado, como Amambai, Ponta Porã, Mundo Novo e Naviraí, que já na quinta-feira, dia 14, podem registrar mínimas de 16°C.

Com o avanço do fenômeno meteorológico, as manhãs do dia 15, a tradicional ‘Sexta-feira Santa’, os termômetros já estarão marcando mínimas de 15°C em algumas cidades, como em Campo Grande, e 13°C nas cidades do sul do estado, como Dourados e região.

Mas é no sábado, dia 16, que a atuação da frente fria deve ser mais intensa por conta do avanço dela sobre o estado sul-mato-grossense e a tendência é que as temperaturas continuem caindo até chegar aos 11°C em cidades do sul e centro-norte. Porém, não haverá chuva de acordo com os índices meteorológicos.

O friozinho deve permanecer por mais alguns dias, mas com as temperaturas oscilando no período matutino e noturno, já que é o momento em que as temperaturas mais ficam abaixo que o normal. Durante as tardes, possivelmente o sol aparecerá sem muitas nuvens, tirando aquele ar gelado.

As temperaturas só voltam a subir apenas na outra semana, já nas proximidades do outro final de semana, que engloba o feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril.

Porém, há uma forte chance de que as mínimas ainda permaneçam baixas pela manutenção da instabilidade do tempo, enquanto a frente fria deve ir perdendo força aos poucos.