Queda de fio de alta tensão mata dez animais em chácara de Rio Brilhante

0
Foto: Rio Brilhante em Tempo Real

 Foto: Rio Brilhante em Tempo Real

Dez vacas morreram no inicio da manhã desta sexta-feira (2), em uma propriedade rural, após um fio de alta tensão cair sobre os animais que estavam sendo colocados em uma área de pastagem, na Agro Vila Jose Cazuza, em Rio Brilhante, município distante aproximadamente 160 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o site Rio Brilhante em Tempo Real, Terezinha Oliveira de 57 anos e o esposo, Marciano Mendonça de 80 anos são donos dos animais. Ela relatou que no início da manhã de hoje após tirarem o leite, a mulher estava levando os animais para uma área de pastagem em frente ao lote da família, quando o fio energizado caiu sobre as cabeças de gado, ocasionado as dez mortes.

Terezinha destaca que ficou muito assustada e voltou correndo para casa. “Eu acho até que foi um livramento pra mim, pois eu estava bem perto das vacas, ao lado de uma cerca de arame, por pouco não fui atingida”.

Muito abalado com a morte dos animais, Marciano não conseguiu falar com nossa reportagem. Segundo Terezinha, foram mortos duas vacas de leite e oito novilhas, animais que seriam vendidos hoje para custear tratamento médico do marido, que esta adoentado. O casal ficou apenas com dois animais vivos, que não estavam onde o incidente ocorreu.

No local, Vagner, filho do casal, disse que a sustentação dos fios no poste chamado de ”terça”, se quebrou uma vez que a sustentação era de madeira, que acabou apodrecendo com o tempo.

O vereador e radialista, Everton Cristiano (PDT), que foi chamado ao local pelos proprietários dos animais, nos relatou que entrou em contato com a empresa (Energisa) responsável pela rede e pediu que a energia fosse desligada na região, pois o risco de um novo incidente era eminente devido ao fato de moradores também usarem uma ”estradinha” ao lado onde os animais morreram. ”Entrei em contato com a empresa a e agora estamos esperando alguém vir aqui. Também liguei para polícia”, disse Everton.

Os proprietários que estimam prejuízo de R$ 10 mil, irão registrar boletim de ocorrência na delegacia de policia civil de Rio Brilhante, a fim de um investigação e posterior ressarcimento por parte da empresa de energia pelo prejuízo.

Nove animais morreram amontoados e uma ainda tentou escapar, mas morreu cerca de 10 metros das demais em meio na uma plantação de cana.

Fonte: tempoms.com.br