Reinaldo cita Trump, e diz que MS investe em segurança e não em ‘construir muro’ na fronteira

0

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) citou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ilustrar os investimentos feitos em segurança pública pelo Governo em Mato Grosso do Sul nos últimos anos.

Na tarde desta quarta-feira (21/9) em Dourados, durante coletiva na nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), ele reconheceu os problemas existentes nas fronteiras, principalmente por conta da criminalidade, alegando a necessidade de equipar as forças policiais.

“Fronteira sempre é problema, não é? Os Estados Unidos são um dos países mais desenvolvidos do mundo e o Trump [Donald, ex-presidente], queria construir muro na fronteira com o México [para dividir os dois países]. Aqui não queremos muro, queremos uma boa segurança e o DOF faz uma boa segurança no Mato Grosso do Sul”, disse.

Logo em seguida ele falou sobre a nova sede do Departamento, erguida com recursos do Estado e superiores a R$ 5 milhões e a aquisição do helicóptero para atuar nas linhas de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. 

“O helicóptero vai ficar em Dourados, trabalhando na região de fronteira e no entorno do município para atender a segurança pública. Ele é equipado com ponto de calor, a noite identifica pessoas em regiões de mata [citou como exemplo]”.

Homenagem

Reinaldo também falou sobre o nome que eternizará o novo complexo, que passa a se chamar Coronel PM Adib Massad, ex-comandante e fundador do GOF (Grupo de Operações de Fronteira), que posteriormente passou a se chamar DOF.

“Primeira alegria que tenho é colocar o nome do Coronel Adib [no prédio]. Pessoa que fez história no Mato Grosso do Sul e o resultado do DOF, não só para o Estado como pro Brasil, nesses 35 anos, é tirar de circulação 1,3 milhão de tonelada de entorpecentes. É o melhor trabalho na fronteira do Brasil”, relatou.

Nova sede

Além do Departamento de Operações de Fronteira, o complexo abrigará ainda a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

A área construída da nova sede possui 1.434 m² em um terreno de 17.400 m², conta ainda com um heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos.

A unidade ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

Muro no México

Presidente dos Estados Unidos entre os anos de 2017 e 2021, Donald Trump defendia a construção de um muro separando o país e o México, evitando assim a entrada de imigrantes ilegalmente, além de entorpecentes.

A extensão da fronteira entre o lado norte-americano e o mexicano é de pouco mais de 3,1 mil metros e não chegou a ser concluído, apesar de uma pequena parte desse plano ter sido colocado em prática.

Nova sede do DOF fica na região Sul de Dourados – Foto: Chico Ribeiro/Divulgação