Reinaldo decreta ponto facultativo na véspera da Sexta-feira Santa

0

Considerando a Sexta-feira Santa, o governador Reinaldo Azambuja declarou ponto facultativo no dia 1º de abril, uma quinta-feira, véspera da data em que os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. O decreto foi publicado no último dia 18.

De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a Sexta-feira Santa é um feriado federal que se realiza na semana santa. Ela varia a cada ano, pois acontece no fim da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

A data se insere no tríduo pascal, em que se realizam as últimas celebrações da semana santa. O tríduo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus.

O Decreto do ponto facultativo em Mato Grosso do Sul no dia 1º de abril vale para os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.

A exceção é para as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Governador de MS anuncia semana de mutirão: ‘não deixe vacina na geladeira’

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou da live para divulgar o boletim epidemiológico nesta segunda-feira (22), com transmissão ao vivo nas redes sociais, e anunciou que um mutirão será realizado nesta semana para vacinar o maior número de pessoas possíveis em Mato Grosso do Sul.

De acordo com Azambuja, uma reunião foi realizada com todos os prefeitos, orientando que nenhuma vacina deve ficar na geladeira.

“Tem um colapso acontecendo no mundo todo. Estamos dosando em Mato Grosso do Sul o funcionamento de atividades econômicas, se deixar colapsar, faltar leitos, as pessoas ficam sem atendimento. Essas decisões que prejudicam alguns seguimentos são passageiras. Conforme avança a vacina, diminui o número de pessoas contaminadas. Essa semana tomamos decisão de cada município, não deixe vacina parada, use todo estoque, recebemos mais de 420 mil doses, somos o terceiro estado na primeira dose. Somos primeiro estado na segunda dose. Não deixe vacina na geladeira, vacine, amplie”, disse o governador.

Segundo Reinaldo, MS deve receber novas doses em abril. “Temos cronograma a nível Brasil para receber grande volume de vacinas no mês de abril, diminuindo número de pessoas infectadas. O isolamento é a melhor opção. Entendemos as preocupações de alguns seguimentos econômicos, nesse momento não tem outro remédio, temos 3.854 pessoas que perderam a vida no Estado”.

De acordo com o boletim epidemiológico, MS teve 28 mortes nas últimas 24 horas.  “Juntos, temos que preservar a vida no nosso Estado. Aqueles que não acreditam que Covid leva a óbito, respeitamos sua opinião, mas estamos vendo isso diariamente. Com apoio das equipes de saúde, segurança que faz vacina chegar, vamos passando esse momento difícil, para no futuro retomar a vida normal e seguir com atividades no Estado”.