Retinopatia diabética pode ser curada? O Hospital dos Olhos Dourados esclarece

0

Quando o assunto é diabetes, prevenção deve ser a palavra de ordem. Isso porque a doença que, segundo a Federação Internacional de Diabetes, afeta mais de 16 milhões de pessoas só no Brasil, pode causar uma série de complicações. Nos olhos, a doença é responsável pela retinopatia diabética, uma doença grave, considerada a maior causa de cegueira em pacientes em idade laboral.

A retinopatia diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares em todo o mundo (ou seja, 1,8 milhão de pessoas). Medidas relacionadas ao controle do diabetes, da hipertensão, do colesterol e do tabagismo se mostraram eficazes em reduzir consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença. Desta forma, é muito importante que os cuidados sejam realizados de forma multidisciplinar.

Não há cura, contudo, algumas formas de retinopatia diabética podem ser tratadas, reduzindo o risco de perda visual em mais de 90% dos casos. Ainda assim, é importante ressaltar que os tratamentos disponíveis visam deter o avanço da doença e prevenir complicações, mas a visão perdida não pode ser completamente restaurada.

Estima-se que cerca de 2% dos pacientes que convivem com diabetes há mais de 15 anos tornam-se cegos e cerca de 10% desenvolvem perda visual grave. Quando esse tempo ultrapassa 20 anos, a estimativa é que mais de 75% dos pacientes desenvolvem retinopatia diabética. Por isso, quanto antes o diabetes
for diagnosticado e o acompanhamento médico oftalmológico for iniciado, melhores são as perspectivas.

O diagnóstico precoce é a principal forma de manter a retinopatia diabética sob controle, evitando, assim, danos relacionados à visão. Para isso, é importante que o paciente diabético realize o acompanhamento junto ao médico oftalmologista. Somente ele poderá identificar qualquer alteração ainda nos estágios iniciais, antes que ocorram danos à visão. Se você convive com a doença, visite seu oftalmologista regularmente!

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Uma equipe de retina atualizada e treinada nos melhores centros. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.

Há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.

Fonte: Revista Veja Bem, Edição 32, pág. 33.
Com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE No 3333
(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados www.hospitaldosolhosdourados.com.br