Sete anos depois, PT comanda prefeitura em MS; prefeito de Ribas trocou PSOL pela sigla petista

0

oão Alfredo Danieze, advogado, eleito prefeito de Ribas do Rio Pardo pelo PSOL, em novembro de 2020, a um ano do fim de seu primeiro mandato, deixou a legenda e já se filiou ao PT. Um dos motivos da troca da sigla, segundo fontes ligadas a ele, tem a ver justamente com seu projeto político, o de brigar pela reeleição, ano que vem.

No entanto, o prefeito, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que a ideia da troca de sigla não tem relação direta com candidatura à reeleição, até porque o prefeito “ainda não sabe” se enfrenta às urnas em 2024″.

O PT em Mato Grosso do Sul não administrava municípios desde 2016, há sete anos. Em 2012, foram eleitos prefeitos Paulo Duarte, então PT, hoje PSB, de Corumbá e Humberto Amaducci, em Mundo Novo. Daí em diante, os petistas não mais elegeram prefeitos em MS.

João Alfredo era do PSOL há uma década. Até agora, ninguém do partido manifestou-se publicamente sobre a perda do filiado. Nem o prefeito sobre a opção da troca.

Correio do Estado apurou que o prefeito de Ribas do Rio Pardo é petista, oficialmente, desde o dia 18 deste mês, uma semana atrás.

O comando estadual do PT também ainda não tratou do assunto. Estuda-se uma data festiva para anunciar a novidade, afinal o PT, agora, tem uma entre as 79 prefeituras do Estado. Isso deve ocorrer no fim deste mês de outubro ou início de novembro.

Embora fora do PSOL, João Alfredo segue perto do partido, que mantém, por meio de alianças partidárias, ligações com o PT.

João Alfredo tornou-se prefeito de Ribas do Rio Pardo, cidade distante 100 km de Campo Grande, por diferença de 184 votos. Ele venceu, em novembro de 2020, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo, que já tinha sido prefeito da cidade.

Com a ida para o PT, segundo próximos de João Afredo, o agora prefeito petista tem apoio na Câmara dos Deputados – os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara e, também, na Assembleia Legislativa – os deputados estaduais Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane.

Material atualizado às 18h30 minutos para acréscimo de informações

É intenção do partido do presidente Lula é a de lançar candidatos que vão disputar prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais das principais cidades de MS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here