Verstappen vence em Abu Dhabi e se torna o 4º piloto mais jovem campeão da Fórmula 1

0

Após vitória em Abu Dhabi, neste domingo, na última volta do último GP de Fórmula 1 da temporada, Max Verstappen se tornou campeão mundial de Fórmula 1. E, de quebra, atingiu um feito histórico: se tornou o quarto piloto mais jovem a conquistar o título na categoria. Verstappen deu a Red Bull o primeiro título conquistado em oito anos.

Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam após o GP de Abu Dhabi  — Foto:  Lars Baron/Getty Images

— É inacreditável. A corrida toda tentei brigar por isso, e o que aconteceu foi inacreditável, é insano. Não sei o que falar. Agradeço a toda a minha equipe, os amo demais. Finalmente uma boa sorte para o meu lado — disse Verstappen, ao final da corrida.

Ele teve “ajuda” de Nicholas Latifi, que a cinco voltas para o fim bateu e levou o safety car para a pista. A relargada aconteceu na última volta e Verstappen, com pneus novos, ultrapassou Lewis Hamilton.

Hamilton e Verstappen chegaram nesta corrida empatados com 369,5 pontos. E quem chegasse à frente, seria o campeão. A pista já havia sido palco de decisões em outras três temporadas.

O grid tinha 19 pilotos e não 20. De última hora, houve uma baixa: Nikita Mazepin, que testou positivo para Covid-19, não largou e sua equipe, a Haas, não teve substituto.

Safety car define corrida
Hamilton, que havia largado em segundo, assumiu a ponta logo na largada. E os carros dele e de Verstappen se tocaram ainda na primeira volta, quando o holandês tentou recuperar a ponta. Hamilton evitou fazer a curva e saiu da pista para não bater no rival e ficar fora da disputa pelo título.

Se saísse da corrida, o título ficaria com Verstappen.

Hamilton retornou mais à frente e manteve a ponta. E os comissários comunicaram que o incidente não seria investigado. Eles entenderam que Hamilton só saiu do traçado porque foi empurrado para fora por Verstappen.

Hamilton, então, “tirou o pé do acelerador” para devolver a vantagem a Verstappen, mas a Red Bull não concordou com a decisão.

— Incrível! O que estão fazendo? — chegou a dizer Verstappen, no rádio com sua equipe.

Hamilton largou com pneus médios e Verstappen, macios. A estrategia do britânico era não deixar o rival abrir muita vantagem e tentar assumir a ponta numa parada do rival que, na teoria, teria mais facilidade no início da corrida.

Mas, logo no início da corrida, Hamilton estava na frente. E tudo mudou.

Na volta de número 14, Verstappen entrou nos boxes para trocar os pneus macios que estavam desgastados. Hamilton tinha vantagem de 6 segundos. Ele voltou em quinto.

Na volta seguinte, Hamilton também foi para o pit stop e voltou na segunda colocação. Ele manteve as voltas rápidas enquanto Verstappen foi buscando posições.

Nas voltas de número 20 e 21, aconteceu uma das melhores disputas da corrida. Sergio Perez, também da Red Bull, que liderava a corrida, foi ultrapassado por Hamilton e deu o troco.

Top 10 do GP de Abu Dhabid a F1  — Foto: F1