Com alagamentos e até caixão ‘levado’ pela chuva, Aquidauana decreta emergência

0

A chuva que caiu na noite desta sexta-feira (29) em Aquidauana, deixou casas alagadas, levou famílias a perderem pertences, e chegou até a derrubar muro e expor caixão no cemitério municipal. Devido aos estragos, a prefeitura decretou situação de emergência hoje (30).

Choveu 162,4 milímetros em apenas três horas, entre 22h e meia-noite, com pico às 23h, quando os registros indicam 87 milímetros em apenas uma hora. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A parte baixa da cidade foi a mais afetada, com três pontos de alagamento mais críticos. Conforme detalhou a equipe do plantão social da prefeitura, os bairros Serraria, Cidade Nova, São Francisco e Alto tiveram vários registros de perdas materiais nas casas. Ninguém ficou ferido ou precisou ser socorrido. Não há desabrigados.

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz, estimou ao Campo Grande News que número de 60 a 80 famílias precisarão de ajuda para reparar os estragos. Ele espera, com o decreto de emergência, conseguir recursos para isso e para consertar estragos estruturais em ruas da cidade também.

Regiões que historicamente não eram atingidas por alagamentos, desta vez foram, destacou em nota a prefeitura, ainda.

Além disso, houve prejuízos em trechos em obras. “A cidade está com inúmeros trechos em obras de asfalto e drenagem feitas pela prefeitura, onde bocas de lobo ainda não estavam abertas. Além disso, também há várias ruas com a Sanesul abrindo buracos para a rede de esgoto e, com isso, vários bueiros foram entupidos com as escavações”, descreveu o comunicado oficial.

O levantamento quanto ao número de residências atingidas e o total de estragos na cidade ainda é feito. A prefeitura afirma que irá divulgá-lo ainda hoje e encaminhá-lo à Defesa Civil Estadual.

Decreto de emergência – Com a publicação, a prefeitura poderá comprar materiais e itens para atendimento emergencial das famílias, em especial.

Além disso, também vai preparar plano de contingência e acionar meios jurídicos para auxiliar as famílias que forem atendidas nos períodos de chuvas intensas e inundações.

“A Prefeitura de Aquidauana já tem um planejamento e está execução o projeto de engenharia especializada em drenagem pesada para ampliar as tubulações, inclusive, nas áreas de inundação, onde as drenagens existentes já não estão dando mais conta do volume de água”, finalizou em nota o Município.

Drenagem – O prefeito ainda falou à reportagem sobre a necessidade de trocar o sistema de drenagem da cidade, que ampliou a extensão de ruas pavimentadas nos últimos anos. Ele estima as obras custariam em torno de R$ 5 milhões.

“É um sistema antigo, que precisa ser trocado, pois não comporta mais uma chuva tão intensa, de poucas horas. Estamos trabalhando num projeto. Se trata de uma obra muito complexa”, pontuou.

Mais chuvas – De acordo com o Inmet, mais chuvas são esperadas no município, de hoje até quarta-feira. Há alerta de chuva intensa válido para todo o período.

Moradores que precisarem de ajuda podem acionar o plantão social da prefeitura de Aquidauana, no número (67) 99288-3963, por ligação ou mensagem de WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here