Com ‘guerra’ dentro e fora de casa, Campanha da Fraternidade prega a amizade

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Ao comemorar 60 anos no Brasil, a CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil) escolheu como tema da Campanha da Fraternidade de 2024 “Amizade Social”. Em tempos de polarização ideológica e brigas por questões políticas dentro e fora das famílias, a proposta é refletir sobre como conviver com as diferenças. Em país de maioria católica, o recado da igreja aos fiéis é o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

No material de divulgação, a imagem principal é de grupo de amigos, formado por pessoas de diferentes nações, cores, idades e condição física.

A campanha vem para tentar recuperar a vida partilhada e comunitária. A CNBB quer mostrar “a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”.

Seis décadas – Foi de Dom Eugênio de Araújo Sales a ideia da Campanha da Fraternidade, lançada pela primeira vez em 1964. Desde então, pauta as discussões da igreja católica durante o ano, sempre lançada ao fim da Quaresma. Neste ano, o tema foi  “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”

A Campanha da Fraternidade hoje se propõe a alcançar objetivos permanentes de grande relevância. “Em primeiro lugar, quer despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, engajando os cristãos de maneira particular na busca do bem comum. Em segundo lugar, busca educar para a vida em fraternidade, fundamentada na justiça e no amor, como exigência central do Evangelho. Por fim, almeja renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana, visando uma sociedade justa e solidária”, argumenta a CNBB.

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