Com Mineirão lotado, Atlético-MG vence, complica Grêmio e dá importante passo rumo ao título

0
  • Galo mais perto do título!

    Em uma noite de público recorde do campeonato no Mineirão, o Atlético-MG venceu o Grêmio e deu mais um grande passo rumo ao título brasileiro. Zaracho abriu o placar no primeiro tempo, Campaz empatou na segunda etapa, mas Vargas, de pênalti, fez o gol da vitória mineira. Com o resultado, o Galo abriu vantagem de 10 pontos para o Palmeiras, vice-líder, e 12 para o Flamengo (terceiro, com dois jogos a menos). Já o Imortal segue afundado no Z-4, a sete pontos do Bahia, primeiro time fora da zona da degola.

    Melhores momentos: Atlético-MG 2 x 1 Grêmio, pela 19ª rodada do Brasileirão

    Melhores momentos: Atlético-MG 2 x 1 Grêmio, pela 19ª rodada do Brasileirão

  • Primeiro tempo

    Com um Mineirão abarrotado de atleticanos, a expectativa era que o Galo fosse com tudo para cima do Grêmio, mas quem começou melhor foi justamente o time gaúcho. Com 10 minutos de jogo, o Imortal já havia acertado a trave atleticana duas vezes, e ainda teve gol anulado de Borja em lance de impedimento (muito ajustado). Mas o velho ditado é popular por um motivo: “quem não faz, leva”, e aos 11, Zaracho recebeu de Diego Costa para abrir o placar e explodir o Gigante. Depois do gol, o Grêmio seguiu tendo as melhores chances. Em bolas de longe, Lucas Silva e Campaz fizeram Everson trabalhar. E no último lance, Borja subiu sozinho em uma cobrança de escanteio, testou firme para baixo, mas mandou para fora. Placar parcial: 1 a 0.

    Aos 12 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Zaracho do Atlético-MG contra o Grêmio

    Aos 12 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Zaracho do Atlético-MG contra o Grêmio

  • Segundo tempo

    Assim como no primeiro tempo, o Grêmio voltou em cima do Galo. Com 1 minuto, Ferreirinha teve boa chance. Aos 3, foi a vez de Lucas Silva arriscar de longe com perigo. Aos 4, Borja subiu sozinho em ótimo cruzamento de Rafinha, mas cabeceou fraquinho, nas mãos de Everson. Aos 10, o gol saiu. Falha de Arana na saída de bola e, após tabelar com Borja, Campaz finalizou firme para empatar o jogo. Com a igualdade, o Grêmio se acomodou no jogo, e o Galo cresceu. Aos 28, o VAR flagrou toque de mão de Campaz em falta cobrada por Nacho. Vargas foi para a bola, recolocou o Galo na frente do placar e garantiu uma vitória importantíssima para o time mineiro: 2 a 1.

  • Recorde de público

    No primeiro jogo sem restrição de público em Belo Horizonte desde abril de 2020, a torcida do Galo quebrou o recorde do time no Mineirão desde a reinauguração para a Copa do Mundo, em 2013. Foram 56.624 pessoas presentes no estádio, recorde absoluto do Campeonato Brasileiro até aqui.

    + Veja mais aqui

    Torcida do Atlético-MG no Mineirão

    Torcida do Atlético-MG no Mineirão (Foto: Pedro Souza/Atlético )

  • Pênalti polêmico

    O segundo do Galo, marcado por Vargas no meio do segundo tempo, saiu após o VAR assinalar pênalti no toque de mão de Campaz, após cobrança de falta de Nacho. No entanto, apesar de realmente ter visto toque de mão no lance, a comentarista de arbitragem da Central do Apito, Janette Mara Arcanjo, afirmou que a penalidade não deveria ter sido assinalada, já que a presença de Savarino na barreira gremista era irregular. Veja a análise no vídeo:

    Janette Mara Arcanjo aponta irregularidade de Savarino no lance que gerou pênalti para o Atlético-MG

    Janette Mara Arcanjo aponta irregularidade de Savarino no lance que gerou pênalti para o Atlético-MG

  • Campeão simbólico

    Com a vitória em jogo atrasado da 19ª rodada, o Galo garantiu a melhor campanha e o “título” simbólico do primeiro turno do Brasileirão. Foram 42 pontos somados na primeira metade da competição, mesmo número do Flamengo-2019 e abaixo apenas da campanha do Corinthians-2017, que conquistou 47 pontos em uma campanha quase perfeita.

    Comemoração do gol de Zaracho, em Atlético-MG x Grêmio

    Comemoração do gol de Zaracho, em Atlético-MG x Grêmio (Foto: Agência i7 / Mineirão)