Primavera será chuvosa, mas terá calorão acima da média em MS

0

A primavera, conhecida como a estação das flores, começa às 2h50 (de MS) do dia 23 de setembro e, neste ano, deve ser marcada por chuvas e calor acima da média para o período.

É o que aponta prognóstico da primavera elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), com projeções climáticas para os meses de outubro, novembro e dezembro, quando se encerra a primavera e começa o verão.

Cimatologicamente, a primavera é considerada um período de transição entre o período quente e seco do inverno para uma estação mais chuvosa.

É nesta época que há o início da convergência da umidade oriunda da Amazônia, que favorece as precipitações.

Principalmente a partir de outubro, há previsão de maior frequência de ocorrências de tempestades severas em várias regiões de Mato Grosso do Sul, com chuvas de rápida duração, porém intensas, acompanhadas de fortes rajadas de ventos e possibilidade de queda de granizo.

Segundo o Cemtec, para este ano, as chuvas devem ficar acima da média histórica na região sul do Estado e ligeiramente abaixo da média na região norte. No geral, as precipitações ficarão dentro do esperado, que é entre 400 a 500 mm no trimestre.

As temperaturas, que já estão acima da média, devem se elevar gradativamente nos próximos meses, ocorrendo uma maior frequência de dias de calor.

Além de mais dias, o calor também deve ser intenso, com dias “bem mais quentes que o normal”, segundo o Cemtec. As máximas ficarão entre 40°C e 43°C.

O clima da primavera terá influência do El Niño, fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico, e possui uma condição menos previsível para o estado.

Ou seja, os impactos do El Niño em Mato Grosso do Sul são variados, com anos em que influencia em mais chuvas e outros em períodos mais secos, não sendo possível determinar qual será a influência direta no Estado.

Onda de calor

Para esta última semana de inverno e o primeiro fim de semana da primavera, há alerta de onda de calor para Mato Grosso do Sul.

Segundo meteorologistas, a atuação de um bloqueio atmosférico impede o avanço de frentes frias ao longo dos próximos dias e, com isto, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.

As temperaturas máximas devem ficar em torno dos 40ºC no Estado.

Com as altas temperaturas, é esperado o efeito de vaporização de água na atmosfera, que podem gerar chuvas isoladas e até mesmo tempestades isoladas em alguns municípios.

A Defesa Civil adverte que o calor constante e excessivo pode causar desconforto, mal estar, além de outros problemas de saúde.

Desta forma, recomendação é que a população se mantenha hidratada e com atenção para a prática de atividades físicas ao ar livre durante os picos de calor, além de se abrigar do sol e umidificar os ambientes.