PONTA PORÃ “Compromisso com meio ambiente é de todos nós”, diz prefeito Hélio Peluffo de Ponta Porã

0
Evento no Centro de Convenções marcou abertura das atividades alusivasEvento no Centro de Convenções marcou abertura das atividades alusivas

“O País, Estados e municípios têm um grande compromisso. Zelar pelo meio ambiente, cuidar do nosso futuro passa pela preservação ambiental”, afirmou o prefeito Hélio Peluffo na abertura da Semana do Meio Ambiente, na noite de segunda-feira, 03, no Centro Internacional de Convenções.

A prefeitura desenvolve intensa programação para fortalecer a conscientização quanto a necessidade de uma maior preservação ambiental e cuidados básicos para preservar a natureza. A abertura foi marcada por bonita apresentação da orquestra de Violão Popular da Escola de Música ´D. Iracema´.

O evento foi marcado por duas palestras educativas, a primeira proferida pelo promotor de Justiça, Meio Ambiente e Cidadania, Dr. Gabriel da Costa Rodrigues Alves abordando o tema ´Atuação do Ministério Público nas temáticas de Meio Ambiente de Ponta Porã´, tendo como público alvo faculdades em um primeiro momento e toda a população.

Na segunda palestra da noite, o tema fez apresentação do diagnóstico e prognóstico do Programa Nacional de Coleta Seletiva. Nesta terça-feira, 04, ocorreu distribuição de mudas na esquina da avenida Brasil com a rua Guia Lopes.

O objetivo do evento é informar e sensibilizar a população de maneira a transformá-los em multiplicadores de informações e conhecimentos relacionados aos temas de conservação, sustentabilidade, resíduos sólidos, coleta seletiva e saneamento básico para garantia de um meio ambiente equilibrado para atual e futuras gerações.

“O que nós pedimos é que a população nos ajude, a secretaria de Meio Ambiente fez um estudo, onde mostra que a coleta será gradativa e estamos ampliando esse trabalho para que possamos chegar a 100% de Ponta Porã e assim diminuir o lixo destinado ao aterro sanitário. Tudo isso implica em uma redução de custos e uma qualidade de vida melhor”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório afirmou que a semana contempla movimentos fundamentais para a conscientização ambiental. “São várias atividades que buscam a conscientização de preservação do Meio Ambiente. Tudo isso com a participação de jovens estudantes, que vão crescer lutando cada vez mais pela preservação ambiental”, pondera o secretário.

Nesta quarta-feira, dia 05, Dia Nacional do Meio Ambiente, acontece palestra abordando aspectos de Reduzir, reutilizar e reciclar – estratégias para conservar o Planeta´ despertou para a necessidade de conservar a natureza em todos os aspectos. Também acontece premiação dos projetos das escolas e dos trabalhos em forma de desenhos dos alunos.

Participaram da abertura além do prefeito Hélio Peluffo, a primeira-dama Vânia Peluffo, a secretária de Educação Leny Klais, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório Martins Almirão, promotor de Justiça Dr. Gabriel da Costa Rodrigues Alves, além de professores e acadêmicos de várias instituições de ensino superior.