CONEXÃO

0

Foi a partir de 1948 que o Brasil passou a comemorar o Dia dos Namorados no mês de junho, cujo motivo principal foi totalmente comercial. Isso quer dizer que a data foi implementada no país para movimentar o comércio e proporcionar mais vendas. 

Tudo começou com o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, que foi encarregado de melhorar as vendas durante o meio do ano para uma rede de lojas de departamento, a Clipper.

A ideia partiu da necessidade de manter o comércio aquecido depois de datas como Carnaval e Dia das Mães, afinal o novo pico de vendas aconteceria novamente só em agosto com a comemoração do Dia dos Pais. Assim, a idealização do publicitário foi jogar o dia dos namorados para o mês de junho com a campanha “Não é só com beijos que se prova o amor”.

Propaganda de 1948 sobre o dia dos namorados

Com o sucesso da campanha, a ideia se espalhou por todo país e, um ano depois, o dia 12 de junho passou a ser considerado como a data oficial do Dia dos Namorados no Brasil. Além disso, motivos religiosos também impulsionaram essa popularização da data no país.

Por que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12?

Esse dia foi escolhido devido às influências religiosas muito presentes no país. Segundo o catolicismo, no dia 13 de junho acontece a comemoração de Santo Antônio, o casamenteiro.

Por isso também é que a comemoração do Dia dos Namorados foi proposta no dia 12, por ser a véspera da celebração de uma figura religiosa marcante para o amor e o casamento, gerando um bom significado que caísse no gosto popular dos brasileiros.