Em noite de muito frio em Porto Alegre, Inter e Grêmio se unem para abrigar moradores de rua

0

A maior rivalidade do país, para muitos, formou a força mobilizadora para uma das maiores ações de acolhimento de Porto Alegre. Com a previsão de uma das madrugadas mais frias do ano na capital, InterGrêmio e prefeitura se uniram para abrigar centenas de moradores de rua no Gigantinho. No local também será servida sopa, oferecidos colchões e destinado espaço para animais se protegerem do ar gélido do inverno.

Desde a tarde, o entorno do Beira-Rio era tomado de gremistas e colorados com o intuito de colaborar. Alguns levavam roupas, outras alimentos. O ônibus da Grêmio deixou a Arena carregado de mantimentos e chegou ao estádio rival sob aplausos. A organização da iniciativa contabilizou a arrecadação de 2 mil cobertores, 50 mil peças de roupas e sete toneladas de alimentos. Os jogadores dos dois elencos também fizeram sua contribuição.

– Eles vão ganhar material para levar e outros serão doados para a prefeitura realocar nas instituições atendidas. O Inter já tem esse histórico em outras cidades, mas essa ação tornou uma proporção grande bem rápido, o que prova que é possível ser o início de uma parceria. Os clubes têm muita força – declarou o vice-presidente Relacionamento Social do Inter, Norberto Guimaraes.

Embedded video

l

Chegou a contribuição do @Gremio para a ação desta noite. Membros das torcidas organizadas do Inter recebem as doações que irão ajudar na recepção das pessoas que serão abrigadas no Gigantinho.

Embedded video

Grêmio FBPA

@Gremio

Voluntários do @SCInternacional, que estão no local, ajudaram no desembarque das doações. Foram 700 cobertores, colchonetes, mantimentos para o sopão e café da manhã, além de 500 litros de água e 500 garrafas de isotônico.

A previsão era oferecer 300 leitos dentro do ginásio. Isto, por si só, quase dobraria a capacidade da cidade em prestar assistência. Somadas, as entidades têm capacidade para atender 375 pessoas de uma população de cerca de 4 mil moradores de rua. Com a mobilização voluntária massiva, porém, havia colchões disponíveis para até o dobro disso.

Além dos riscos de transmissão de doenças típicas do inverno, o frio, em si, pode ser fatal. Na manhã desta sexta-feira, um morador de rua foi encontrado morto no Centro e a causa, possivelmente, foi hipotermia. A temperatura que cada organismo suporta varia conforme diversos fatores, como a umidade e a força do vento. Há um consenso, porém, que, próximo a 0ºC, um corpo despreparado pode não resistir.

Gremistas e colorados posaram para foto no interior do Gigantinho — Foto: Jéssica Maldonado/DVG/GrêmioGremistas e colorados posaram para foto no interior do Gigantinho — Foto: Jéssica Maldonado/DVG/Grêmio

Gremistas e colorados posaram para foto no interior do Gigantinho — Foto: Jéssica Maldonado/DVG/Grêmio

– O morador de rua tem de 25 a 35 anos, relativamente jovens. Antigamente era o “velho do saco”, agora são jovens que saíram dos acolhimentos. Muitas pessoas que usam drogas ou com problemas psíquicos, mas também muita gente em busca de trabalho – diz Vera Ponzio, presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). – Mas a gente tem um número significativo de pessoas jovens e idosas em situações de rua, e é mais perigoso para elas. O importante é dar alternativas.

A iniciativa do Inter ao abrir as portas do Gigantinho foi inspirada em uma ação semelhante realizada pelo River Plate em Buenos Aires. O clube argentino abriu o estádio Monumental de Núñez para receber pessoas que não teriam onde dormir na noite de quarta-feira e ainda organizou uma doação de cobertores e agasalhos no estádio.

A previsão é de que a temperatura mínima seja de 4ºC, mas que, devido às rajadas de vento, a sensação térmica caia para 0ºC ou menos, entre 5h e 6h de sábado. A partir das 7h, as pessoas devem sair e retornar a seus lares. No caso, a rua. Porém, saberão sempre onde buscar calor nas situações mais extremas.

Clubes se unem para realizar ação social — Foto: Joel Vargas/PMPAClubes se unem para realizar ação social — Foto: Joel Vargas/PMPA

Clubes se unem para realizar ação social — Foto: Joel Vargas/PMPA

Torcidas organizadas do Inter descarregam mantimentos doados pelo Grêmio — Foto: Joel Vargas/PMPATorcidas organizadas do Inter descarregam mantimentos doados pelo Grêmio — Foto: Joel Vargas/PMPA

Torcidas organizadas do Inter descarregam m