Rose e Marquinhos Trad devem repetir embate histórico nas eleições

0

O cenário eleitoral deste ano em Mato Grosso do Sul pode ter grande embate entre Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) na disputa para o Governo do Estado. Isso porque o prefeito de Campo Grande já anunciou sua pré-candidatura e a deputada deve lançar seu nome nesta segunda-feira (7).

Além deles, foram oficializados os nomes de André Puccinelli (MDB), Zeca do PT, Eduardo Riedel (PSDB), vereador André Luis (Rede) e do deputado estadual João Henrique (PL).

Apesar disso, essas duas figuras políticas [Rose e Marquinhos] já travaram grandes batalhas em 2016, quando disputaram a prefeitura de Campo Grande. O embate ficou conhecido, pois Rose enfrentou Trad praticamente com “a cara e a coragem” e conseguiu chegar ao segundo turno na disputa daquele ano.

No primeiro turno, Trad obteve 147.694 votos (34,57% dos votos válidos) e Rose Modesto recebeu 113.738 (26,62%).

Já no segundo turno, Marquinhos teve 241.876 votos válidos, o que corresponde a 58,77%. Rose Modesto (PSDB) foi derrotada com  169.660 votos, o que corresponde a 41,23%. Mas logo se recuperou e foi eleita a deputada federal mais votada de Mato Grosso do Sul.

Os dois políticos tem experiência e gabarito para enfrentar o pleito. Marquinhos Trad já foi vereador e deputado estadual até chegar ao Executivo. Já Rose esteve em função de vereadora, vice-governadora e deputada federal.

Questionado como avalia a candidatura de Rose Modesto, durante evento na Câmara, o prefeito da cidade afirmou que cada pessoa busca um objetivo na vida, e que ora por Rose.

“É um direito que ela tem. As pessoas buscam os seus objetivos na vida. Ela é uma excelente legisladora. Não sei como executivo, mas eu oro e torço que, caso seja ela a escolhida, que nosso Estado progrida e se desenvolva porque esse é o meu desejo para Mato Grosso do Sul.”

Rose Modesto fará coletiva de imprensa na próxima segunda, onde vai abrir o jogo sobre o partido que deve se filiar. Fontes indicam que Modesto entra no União Brasil.

Revisitando o passado

E 2022 não promete apenas um embate emblemático. Zeca do PT e André Puccinelli, rivais históricos, devem disputar voto a voto para garantir espaço entre os novos nomes. Serao dois duelos em uma disputa que promete ao menos sete candidatos.